quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundia de Combate a AIDS


O dia 1 de Dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80 o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.
No Brasil, no início da década de 1980, a epidemia do HIV atingiu, principalmente, os usuários de drogas injetáveis, gays e outros homens que fazem sexo com homens, assim como os indivíduos que receberam transfusão de sangue e hemoderivados. Já nos últimos anos da década de 1980 e início dos anos 1990, a epidemia assumiu outro perfil - a transmissão heterossexual passou a ser a principal via de transmissão do HIV, e vem apresentando maior tendência de crescimento em anos recentes, acompanhada de uma expressiva participação das mulheres na dinâmica da epidemia. Os últimos anos são marcados também pelo processo de interiorização e pauperização da infecção, a qual passou dos estratos sociais de maior escolaridade para os menos escolarizados. Na Bahia, dos 11.967 casos registrados de 1982 até junho deste ano, cerca de 10% incide na população jovem de 15 a 24 anos. Uma curiosidade ainda nesta faixa etária é que, a partir de 2002, tem sido observado maior número de casos em jovens do sexo feminino.
Faça sua parte, use camisinha.

“Uma dessas pessoas tem AIDS. E pode não ser quem você pensa. A AIDS não tem preconceito. Você também não deve ter”.

2 comentários:

  1. Muito importante...as pessoas não deve se conscientiza só no dia que é dedicado,sim todos os dias da vida...

    Como diz o ditado: Previnir é melhor do que remediar!!

    Então Galera Camisinha Já!Pois sem Camisinha não "dá"...rs

    ResponderExcluir